Ver o ar condicionado tremendo na parede é algo que pode incomodar bastante, principalmente se o aparelho fica próximo do local de repouso. Além disso, quanto mais potente o condicionador de ar for, mais ruído e mais vibração na unidade externa terá. Mas o que causa esse problema e como resolver? Continue a leitura para descobrir!
O que pode causar a vibração do ar-condicionado?
- A condensadora
Geralmente a vibração vem da unidade externa, a condensadora. Isso acontece porque é lá que fica o compressor e a ventilação mais pesada do aparelho. Com os motores trabalhando juntos, a vibração é inevitável. Dessa forma, como essas unidades normalmente estão presas à parede, a vibração passa para a estrutura e provoca incômodos do lado de dentro.
A evaporadora
Também pode ocorrer de a vibração vir da unidade interna, a evaporadora. Isso acontece se as hélices estiverem desbalanceadas ou se o filtro do ar estiver sujo, atrapalhando, assim, a sucção e forçando as peças do aparelho. Vale lembrar que se o filtro estiver há muito tempo sem limpeza, é possível que a sujeira já tenha se acumulado também na colmeia, que é a parte seguinte da sucção de ar. Se chegou nesse nível, a vibração com certeza deve vir dessa parte da evaporadora.
Qual a solução para o ar condicionado tremendo?
Geralmente, para diminuir a vibração, são colocadas umas borrachinhas redondas em forma de disco embaixo dos pés da unidade externa, chamadas de “coxins”. Mais precisamente entre o pé e a base do suporte que o segura na parede. Os coxins servem para absorver a vibração e amortecer as ondas vibratórias ao invés de passá-las adiante para o suporte e do suporte para a parede.
Porém, o que muitas vezes ocorre é que esses coxins acabam funcionando somente por um tempo, pois a vibração também vai esmagando a borracha, que acaba virando apenas um pequeno disco duro e comprimido. Dessa forma, as vibrações continuam passando adiante e o incômodo retorna.
Outras soluções possíveis
- Calços mais resistentes
Outra opção para os coxins é utilizar pequenas molas de válvula de motocicleta. Essas molas são muito resistentes e podem ser facilmente encontradas na maioria das ferragens e automotoras. Instalar uma embaixo de cada pé geralmente já dá conta das vibrações. E o melhor, como a resistência das molas de metal é bem maior em relação a borracha dos coxins, sua elasticidade dura por bem mais tempo.
Também há pequenos suportes individuais para cada pé da condensadora que podem ser comprados em borracharias ou ferragens. Esses suportes são chamados de vibra-stop, eles são produzidos com foco em máquinas industriais, e por isso estão preparados para aguentar mais o atrito das vibrações.
Cuidados no momento da instalação
Para ajudar a prevenir as vibrações fique atento para que as tubulações não sejam esticadas demais na parede. Não é necessário deixar mangueira sobrando, mas deixar as passagens um pouquinho folgadas ajuda na solução deste problema.
Parafusos muito apertados também anulam o propósito dos coxins. Os parafusos tem de somente prender o pé da condensadora ao suporte, não devem ficar esmagando e comprimindo os coxins, ou se não eles deixarão de absorver as vibrações.
Por outro lado, é importante que o suporte esteja muito bem fixado na parede. Um suporte solto vai reagir muito mais às vibrações e fazer um barulho bastante incômodo. Além disso, não tente colocar os coxins entre o suporte e a parede, pois há risco de eles jogarem a vibração de volta para o suporte e, aos poucos, soltar o parafuso da parede.
Comentários