Fazer o projeto de climatização dos ambientes da residência se tornou uma prioridade para muitas pessoas. Isso porque, no verão, as altas temperaturas incomodam a ponto de impedir uma noite de sono tranquila ou mesmo um dia de lazer dentro de casa. 

Por isso, muita gente hoje, na hora de reformar ou construir, tem incluído o ar-condicionado na lista de itens importantes. Levando isso em consideração, no post de hoje, mostraremos quais são os cuidados necessários para a escolha do aparelho, instalação e manutenção. Confira!

Obras incluindo o ar-condicionado

A primeira etapa para fazer uma obra incluindo a climatização dos ambientes é optar por um dos modelos de ar-condicionado disponíveis no mercado: janela, split, split janela e cassete são os principais. Para saber qual o melhor para sua casa, pesquise ou consulte especialistas. Você deve levar em consideração o espaço disponível, suas necessidades e desejos.

Também é preciso conversar com a equipe responsável pela obra da casa,  incluindo arquiteto, engenheiro e construtora, para fazer o que se chama de pré-instalação: a organização prévia dos pontos que vão receber o aparelho de ar-condicionado. Isso é, a preparação do local que receberá a fiação elétrica e pontos, dreno, tubulação e o disjuntor individual.

Para evitar que paredes sejam quebradas após a finalização da obra, é fundamental planejar com o máximo de antecedência como isso será feito. 

Cuidados na instalação do aparelho

Para a instalação, contar com um acompanhamento técnico especializado é fundamental.  Isso porque há variações na instalação conforme o modelo do aparelho. Se você escolher um split, lembre-se de que uma parte do aparelho fica dentro do ambiente e a outra fora.

Também é preciso levar em consideração a distância entre as partes externa e interna. O mais seguro é que elas estejam o mais próximo possível uma da outra, diminuindo a probabilidade de defeitos na instalação, que podem comprometer a garantia do fabricante.

Outro cuidado para a instalação do ar-condicionado,durante as obras, é que o tubo de drenagem da água precisa estar ligado diretamente à rede pluvial da casa. Aparelhos pingando, além de inconvenientes e visualmente desagradáveis, podem causar acidentes e estragos.

Cuidados com a manutenção

Para garantir que o aparelho funcione de maneira adequada e prevenir problemas de saúde, é indicado realizar manutenções periódicas, geralmente anuais. No entanto, é importante ficar atento a coceiras nos olhos, dores de cabeça, cheiros desagradáveis, entre outros sinais.

Eles podem significar a necessidade de limpeza ou troca dos filtros. Além disso, de vez em quando, desligue o aparelho e abra as janelas, ajudando na renovação e circulação do ar no ambiente.

Necessita de ajuda?