Sentir a garganta irritada, dificuldade para respirar e os olhos secos são alguns sinais de que a umidade relativa do ar está baixa e de que é necessário tomar alguns cuidados. Os efeitos nocivos quando o ar está seco são sentidos e eles não só incomodam, como também podem ser prejudiciais à saúde.
Para escapar desses problemas, o principal alvo não é o ar condicionado, mas sim a qualidade do ar. O uso correto do aparelho pode até mesmo amenizar as consequências do clima seco. Veja neste post a melhor forma de utilizar o ar condicionado quando o clima está seco!
Ar condicionado e umidificador de ar
Usar o ar condicionado para resfriar o ambiente juntamente com um umidificador é o ideal para os momentos em que o clima está seco. Isso porque, a baixa umidade relativa exige um equipamento que torne o ar mais agradável e, para isso, o umidificador é o aparelho certo. Para manter o conforto, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a umidade fique acima dos 60%.
A seca também afeta muito os ambientes internos e, para evitar os problemas que ela traz sem ter que deixar de lado o ar condicionado, o umidificador é a solução certa nesses dias. Além de garantir o conforto, a qualidade do ar fica mais elevada e evita os problemas de saúde que o clima seco provoca.
Mantenha o filtro do aparelho sempre limpo
Além do ar seco, a poluição é outro problema que se mostra ainda mais agressivo nesses dias. Os poluentes que entram nas vias nasais podem causar danos, desencadeando crises alérgicas e outras doenças respiratórias. A melhor forma de minimizar a poluição do ar em dias secos, além do uso do umidificador, é manter os filtros dos aparelhos sempre bem limpos e higienizados.
Quando os filtros não estão totalmente limpos, fica muito mais difícil fazer a purificação do ar. Por isso, é necessário fazer a limpeza regularmente e mantê-la em dia. Isso impede que fungos e bactérias permaneçam no ar e não deixa o ar condicionado espalhar o ar com possível contaminação pelo ambiente.
Saiba qual a temperatura ideal para dias de clima seco
O ambiente deve ter uma temperatura agradável para todos os que estejam presentes, ou seja, nem muito frio, nem quente demais. No entanto, para estabelecer o que ficará confortável, o mais importante é deixar a temperatura média para todos.
Um ponto fundamental é não deixar a temperatura baixa demais, principalmente nos dias quentes, pois o risco de choque térmico é muito maior. Portanto, o consenso ainda é a forma ideal para que todos se beneficiem do uso do aparelho de ar condicionado. Com essas dicas fica mais fácil se manter saudável, até mesmo nos dias mais secos do ano.
Comentários